Casas Conceito 2024

03|09 a 03|11

Terça, Quarta e Quinta

16h às 21h

Sexta, Sábado e Domingo

13h às 21h

Palacete Tira Chapéu - Rua Chile

casasconceito

Sensações

“Fazer é um ato, sentir é fato!” E assim nasce a nossa VI edição da Mostra Casas Conceito 2024: Sensações.

Em 2023, a Rua Chile despertou diversos sentimentos e claro, não conseguimos sair de lá. Agora, em 2024 continuaremos, mas no Palacete Tira-Chapéu, genuinamente baiano, com direito a história, afeto, axé, amor, beleza e muita alma.

O sentir nos faz recomeçar, um novo ciclo de ideias e sinceras conexões, tipo aquelas conversas que temos com o nosso eu, sabe?

Unimos sensações para compartilhar com vocês, mar nos olhos, sol e sal na pele, exatamente como a gente é: bem Bahia (leia com nosso sotaque).

Restauro

A restauração de um patrimônio material é um processo delicado, que se diferencia de uma obra comum. As peças de uma edificação tombada são únicas e históricas, o que demanda ainda mais zelo e atenção aos detalhes durante as intervenções. A restauração de um patrimônio artístico e cultural como o Palacete Tira-Chapéu não  significa apenas a recuperação da edificação em si, mas também a reconstituição da  relevância dela para a sociedade

Adquira seu ingresso antecipado

para a VI Mostra Casas Conceito

Palacete Tira- Chapéu

A edificação da Associação dos Empregados do Comércio da Bahia (AECB) é um marco dentre os edifícios ecléticos construídos no século XX e ainda existentes em Salvador. Tendo em vista o processo que preteriu a arquitetura eclética por muitos intelectuais do modernismo, uma
vez que viam neste um estilo importado e não uma arquitetura verdadeiramente nacional, muitos edifícios representantes
desse movimento foram perdidos.

 O projeto deste palacete foi concebido pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, responsável por outras obras deste mesmo padrão na capital baiana. Os processos de partido e composições foram marcantes desse momento e financiadas, principalmente, pela elite baiana que atravessavam um período de ascensão econômica com a produção de fumo no Recôncavo, de cacau no sul da Bahia e com a indústria têxtil nas proximidades de Salvador, entre os séc. XIX para o XX.